Câmara Técnica de Saneamento
O que é a Câmara Técnica de Saneamento?
A Câmara Técnica de Saneamento (CTS) é um espaço de integração temática dos sócios da ABES-RS que atuam no Saneamento Ambiental com ênfase nas questões de esgotamento sanitário. É um órgão consultivo da Diretoria Estadual sobre o tema. Cabe à CTS manifestar-se sobre as atividades de capacitação na área, propondo ações e mobilizando instrutores e palestrantes, bem como promover à ampliação dos serviços de saneamento e o incentivo ao uso de tecnologias alternativas.
Como Trabalha?
A CTS é uma câmara em processo de estruturação. Seguindo a modalidade das demais câmaras, os integrantes da Câmara vão participar de lista de discussão virtual fechada na qual trocam informações e discutem assuntos de seu interesse. Para facilitar a mobilização e promover a integração entre seus membros, a CTS vai reunir-se presencialmente em reuniões na sede da ABES-RS ou em local previamente agendado. Quando solicitado pelo grupo, poderão ser realizadas reuniões com pauta específica. Entre os possíveis temas para discussão elencamos os seguintes:
- a. Ligações de esgoto;
- b. Tecnologias alternativas para o tratamento de esgoto;
- c. Saneamento Rural;
- d. Informações gerais sobre o esgotamento sanitário no RS e Brasil;
- e. Poluentes emergentes em esgotos;
- f. Esgoto pluvial e as interligações entre sistemas;
- g. Legislação aplicada aos processos de esgotamento sanitário e o tratamento de esgoto;
- h. Resíduos de ETEs – lodos;
- i. Sooluções para aglomerados urbanos irregulares consolidados.
Como participar?
A participação é aberta a todos os sócios, bastando, para tanto, informar o interesse à secretaria da ABES (abes-rs@abes-rs.org.br ou 51 3212-1375). Para facilitar a integração, sugerimos uma breve apresentação, informando a formação acadêmica, o local e área de atuação. De posse das informações, o Coordenador da CTRS entrará em contato para inclusão na lista de discussões e convite para reuniões presenciais.
Coordenação Executiva

Engenheiro Civil Flávio Ferreira Presser – formado em 1974 pela UFRGS e mestre em engenharia civil. Foi presidente da CIENTEC (1989 -1990), presidente da FEPAM (1997 – 1998), Diretor-Geral do Dmae (2005 – 2015) e Presidente da CORSAN (2015 – 2018).