Fique por dentro
Porto Alegre recebe o Seminário Ibero-Americano de Regulação de Serviços de Saneamento
Porto Alegre recebe o Seminário Ibero-Americano de Regulação de Serviços de Saneamento
Nos dias 21 e 22 de agosto de 2024, Porto Alegre foi palco do Seminário Ibero-Americano de Regulação de Serviços de Saneamento, realizado no Hotel Plaza São Rafael. O encontro reuniu mais de 200 participantes de dez estados brasileiros, além de especialistas internacionais, em um ambiente de troca de experiências e aprofundamento técnico sobre os principais desafios e avanços da regulação no setor de saneamento.
Ao longo de dois dias, foram realizados sete painéis e uma palestra magna, que abordaram temas fundamentais como regulação de água e esgoto, resíduos sólidos, drenagem urbana, governança, regulação tarifária e a interface entre os serviços de saneamento básico e os recursos hídricos.
Abertura com Palestra Magna
O seminário iniciou com a Palestra Magna “Panorama da Regulação do Saneamento Básico Brasileiro e Ibérico-Americano”, ministrada pelo Professor Rui Cunha Marques (Portugal) e moderada por Paulo Robinson da Silva Samuel (ABES-RS). A atividade destacou a importância da cooperação internacional e das boas práticas regulatórias já consolidadas em diferentes países.
Primeiro dia de debates
O dia 21 foi marcado por três painéis:
Painel 1 – Boas práticas e desafios da regulação no saneamento
Moderadora: Marisa de Oliveira Guimarães (ABES). Palestrantes: Nazareno Marques de Araújo (ANA), Carlos Roberto de Oliveira (ARES-PCJ) e Demetrius Jung Gonzalez (AGESAN).
Painel 2 – Regulação de água e esgoto
Moderador: Bruno Vanuzzi (DMAE). Palestrantes: Gabriel Carvalho Penha Pereira (Veolia), Marcelo Morato (Corsan) e Camila Ferraz (ARSAL).
Painel 3 – Regulação de resíduos sólidos
Moderadora: Jussara Kalil Pires (ABES-RS). Palestrantes: Zilda Veloso (ANA), Leomyr Girondi (Abrema) e Rogel Martins Barbosa (ORCISPAR).
Segundo dia de programação
O último dia, 22 de agosto, reuniu cinco painéis:
Painel 4 – Regulação de drenagem urbana
Moderadora: Nanci Begnini Giugno (ABES-RS). Palestrantes: Prof. Guilherme Marques (IPH), Ana Cristina Strava Corrêa (ANA) e Vagner Mâncio (AGESAN).
Painel 5 – Governança e competências das entidades reguladoras
Moderador: Flávio Ferreira Presser (ABES-RS). Palestrantes: Alexandre Anderaos (ANA), Gustavo Kaercher Loureiro (CERI/FGV-RJ) e Luciana Luso de Carvalho (AGERGS).
Painel 6 – Regulação tarifária nas entidades reguladoras
Moderadora: Valéria Vaz (AGESAN-RS). Palestrantes: Mário Augusto Parente Monteiro (RPG&Reinfra), Marlon do Nascimento Barbosa (especialista em Saneamento) e Luiz Antonio de Oliveira Junior (ARSESP).
Painel 7 – Regulação entre os serviços de saneamento básico e os recursos hídricos
Moderador: Eduardo Barbosa Carvalho (ABES-RS). Palestrantes: Sandra Rodriguez (URSEA/Uruguai), Márcio de Araújo Silva (ANA) e João Ricardo Raiser (CBH Paranaíba).
Organização e parcerias
O Seminário Ibero-Americano de Regulação de Serviços de Saneamento foi uma realização da ABES-RS – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção RS, em correalização com AIDIS, ABRASAN, AGESAN-RS, AESBE, ABCON SINDCON e ABES.
O evento contou com patrocínio master da Corsan e patrocínio ouro do DMAE, além do apoio de diversas entidades e empresas do setor, como SENGE-RS, ProfÁgua, MÚTUA-RS, ORCISPAR, AGERR, COESTER, REDE Gestão Integrada, R&B Soluções Ambientais, FerPesc, Scopeo Media, Picadilly, HIGRA, Astec, CRVR e APSG. Entre os apoiadores institucionais estiveram a ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a AGERGS, a IFAT Brasil, a ABPE, a ABREMA e o CFQ.
As fotos oficiais do Seminário estão disponíveis
Crédito: João Alves.