Fique por dentro
Alunos de Gastronomia e Turismo promovem o evento “Econoite” para apresentar o Ambientur
A vice Presidente da Abes-RS Jussara Kalil Pires estará presente na atividade, promovida na disciplina de Gestão de Eventos, que se realizará nesta terça-feira, dia 16 de maio.
O III Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos (Ambientur), que ocorre no próximo mês em Antônio Prado, terá uma apresentação especial nesta terça-feira, dia 16 de maio, no Salão de Atos do Bloco A, com o evento “Econoite”. O lançamento do simpósio está sendo organizado pelos alunos da disciplina Gestão de Eventos dos cursos de Gastronomia e Turismo da Área de Conhecimento das Ciências Sociais da Universidade de Caxias do Sul. Essa disciplina tem como objetivo desenvolver habilidades nos processos de gerenciamento e de organização de um evento, em todas as suas etapas (pré-evento, evento e pós-evento).
A “Econoite” é destinada a alunos, pesquisadores e professores dos cursos de Engenharia Ambiental, Turismo e Gastronomia, promotores do III Ambientur, patrocinadores, apoiadores e parceiros, imprensa e comunidade em geral. Essa atividade organizada pelos alunos – Ana Luiza de Oliveira Gracioli, Bruna Dal Zotto Tomiello, Cristian Omar Medina, Daniela de Oliveira Reis, Danieli da Silva Fantin, Janaine Bordin Stuani, Mauricio Ezequiel da Silva, Patricia Carvalheiro Pereira e Rodrigo Pacheco da Silva – contará com uma intervenção artística (como sensibilização para a questão ambiental) e um bate-papo sobre gestão ambiental e empreendimentos turísticos com a coordenadora do III Ambientur, professora Vania Elisabete Schneider, professores e convidados vinculados ao tema.
Ambientur
O Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos (Ambientur) é realizado pela UCS e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), com o objetivo de proporcionar uma discussão sobre a gestão ambiental de empreendimentos turísticos e saneamento ambiental, a consolidação do turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural, proporcionando incremento de renda local associada a prática de atividades físicas e preservação da paisagem e dos recursos hídricos, contemplando as dimensões culturais, ambientais e sociais.
A terceira edição – de 8 a 11 de junho, em Antônio Prado – será, segundo os organizadores, ainda mais especial, visto que a Organização Mundial do Turismo (OMT), Agência das Nações Unidas, declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. Segundo a OMT, o principal objetivo é destacar o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável, a geração de empregos, redução da pobreza, proteção ambiental, defesa do patrimônio cultura, entre outras estratégias.
O Ambientur já foi realizado em Bento Gonçalves (em 2013) e em Canela (em 2015). Agora, Antônio Prado – município com cerca de 16 mil habitantes e que possui o maior acervo da cultura italiana em madeira do Brasil, com 48 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – será a sede do evento.
Saiba mais sobre o Ambientur: siambiental.ucs.br/ambientur/